As Aventuras do Menino Iogue


Um jovem príncipe indiano está cansado da vida cheia de regras e paparicos no palácio quando recebe um chamado que muda sua vida para sempre. Um pássaro azul diz a ele que deve empreender uma viagem até as montanhas dos Himalaias para encontrar com um homem mágico e descobrir um segredo sobre o Universo. Assim, o menino parte em busca desse encontro e no caminho conhece várias deidades da mitologia hindu.


Logo no início de sua jornada, ele vive aventuras com uma tribo de macacos liderada por Hanuman, o forte Deus macaco que representa a perspicácia e a eloquência. Seguindo seu caminho ele se amedronta ao se deparar com uma naja gigantesca, mas ela é Ananta, uma velha cobra que lhe fala sobre a lei do Karma.

Assim, o menino vai vencendo seus medos, descobrindo sua força  e sempre guiado pelo passarinho azul atravessa a Floresta dos encantos, se encanta com Krishna, o belo ser azul e sua flauta mágica; flutua ao presenciar Sarasvati, a deusa da música e do conhecimento, cantando e dançando ao lado de Lakshmi, a deusa da prosperidade.

Flutuando ele alcança o primeiro platô da montanha e começa sua escalada em direção ao topo dos Himalaias, mas o destino ainda lhe reserva a prova final: o temível Leopardo Branco das neves, que se apresenta como vegetariano, mas nunca saberemos se é verdade ou não. Neste momento crítico, derrapando nas escarpas da montanha ele pede ajuda aos céus e Ganesha, o elefante removedor dos obstáculos e da vaidade vem para socorrê-lo.

Ganesha é filho de Shiva e leva o menino até o seu pai dentro de uma caverna escura no alto da montanha. Lá, Shiva o reconhece como seu discípulo e ensina para o menino o que é a ioga: a conexão com todo o universo, a percepção de que somos todos um.

Depois de anos praticando com seu mestre, um dia o menino iogue percebe que existe uma luz azul clarinha envolvendo todos os seres e que o amor que ele sente deve ser transmitido para todos que ele encontrar pelo caminho. Então  ele volta para o reino ensinando tudo o que aprendeu para que todos convivam em harmonia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Globo/Globo OnLine - 14 de fevereiro de 2009

24 de junho: aniversário de Swami Chidvilasananda (Gurumayi)

Intensivo de Iyengar Yoga focando lombar, quadril e ísquios