Yoga e os jogos teatrais: entrevista para a Mingau digital

11/07/2010

1. Por que uma criança faria yoga, que benefícios essa prática traz?
O yoga é uma forma de nos conectarmos com a nossa luz interior. Ficamos buscando a felicidade em conquistas exteriores, quando a verdadeira fonte de felicidade habita o nosso coração. O ser humano deve aplicar o auto estudo para sair do estado em que se encontra, galgando outras formas de existência. O yoga é a ferramenta que pode nos guiar nesta transformação. Através dessa prática milenar, podemos aquietar a mente e curar as dificuldades do corpo. O yoga é uma oportunidade de evolução física, mental e espiritual. O método de ensino aplicado nas escolas atualmente é voltado para o desenvolvimento racional. O ser humano tem a possibilidade de aprender através de cada célula do seu corpo. Contudo, ficamos saturando o cérebro e deixando partes do corpo adormecidas. Nos últimos seis anos em que leciono yoga para crianças, tenho encontrado incrível melhora para problemas de déficit de atenção, concentração, autoestima, problemas respiratórios, imunidade baixa e dores na coluna. Cultivando sementes para a evolução do ser humano, colheremos frutos mais sensíveis e conectados no futuro. O planeta agradece!

2. Como você começou a trabalhar com o yoga?
Em 1998 meu padrinho me ofereceu uma viagem para um centro de meditação e yoga em Nova York. Lá, conheci uma guru iluminada, que despertou o amor do meu coração, que eles chamam de "o despertar da Kundalini". Senti na pele o êxtase da felicidade, algo que nunca esperei sentir em minha vida. Descobri uma forma maravilhosa de viver a vida e de aquietar a ansiedade que sempre me angustiou o coração. Como, desde novo, sentia muitas dores nas costas, decidi começar a prática de hatha yoga, que é a parte física do trabalho espiritual. Assim, conseguia ficar por mais tempo em postura de meditação, sem sentir dores na coluna. Desde então, trabalhei com diversos mestres. No inicio, não acreditei que me tornaria um professor de yoga. Mas as oportunidades me direcionaram para esse caminho e fui convidado a substituir minha professora, que iria viajar. Foi uma experiência maravilhosa. Ensinar me pareceu tão poderoso quanto aprender e senti que, ensinando, me desenvolvia ainda mais profundamente.

3. De onde veio o yoga?
O yoga veio da Índia há 5.000 anos atrás. Foi criada por um mestre chamado Shiva, que vivia num povoado nos Himalaias. Até hoje, este grande mestre é cultuado e celebrado por todo o planeta.

4.Você já viveu alguma situação muito engraçada ou diferente no ensino do yoga para crianças?
Ensinar para crianças, buscando uma metodologia diferenciada, é uma aventura, tudo pode acontecer. Desenvolvi um método pedagógico que nomeei de "Yoga e os Jogos Teatrais", onde a criança tem a oportunidade de criar e aprender com suas próprias experiências. As crianças inventam as posturas mais inesperadas com nomes criativos, enquanto são desenvolvidos jogos teatrais permeados de mantras védicos e posturas acrobáticas, tudo muito lúdico. 

5.Por que os pais deveriam matricular seus filhos em aulas de yoga?
Normalmente, se os pais são praticantes e sabem pessoalmente os benefícios da prática, é claro que vão querer isso para os filhos. Além disso, muitos pais buscam o yoga quando o filho apresenta alguma dificuldade na vida que necessita ultrapassar. Mas o melhor é quando os pais e os filhos estão evoluindo simultaneamente. Assim, um compreende o processo do outro.

6. E que benefícios os próprios pais podem obter do yoga?
Os mesmos benefícios que as crianças. Quanto mais cedo começa o trabalho, melhor! Os pais aprendem tanto com os filhos quanto os pequenos com os adultos. Assim como a cada dia meus alunos me ensinam novas formas de interpretar a vida.

Antonio Tigre é professor certificado de Iyengar Yoga e dá aulas para crianças no Rio. Praticante de meditação e yoga desde 1998, estudou com diversos mestres do mundo todo, India, França, Itália, Argentina e Irã. É formado em Artes Cênicas pela UniRio e em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes. Estudou por cinco anos no Teatro Tablado. Concebeu, atuou e tocou no espetáculo musical "A Saga do Sadu Esquelético" e "As aventuras do menino Iogue", do grupo Shivasamba.

Link original: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=3739

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Globo/Globo OnLine - 14 de fevereiro de 2009

Intensivo de Iyengar Yoga focando lombar, quadril e ísquios

Intensivo Iyengar Yoga em Novembro - último do ano!