Yoga para hipertensos

A prática regular da Yoga pode ajudar na normalização da pressão arterial. Isso significa que hipertensos podem e devem praticar. Pessoas estressadas, nervosas e com uma alimentação ruim são candidatas à pressão arterial elevada. A Yoga leva o praticante a aquietar a agitação mental, por isso é uma prática bem recomendada para quem é hipertenso. 

Determinadas posturas podem gerar o aumento da pressão, pois estimulam a circulação sanguínea. Portanto deve-se evitar posturas em que o aluno tenha que fazer muito esforço acelerando o batimento cardíaco, como invertidas, torções em pé e retroflexões, pois aumentam a pressão arterial levando a uma aceleração mental.

As melhores posturas para quem tem hipertensão
são aquelas mais amenas que não exigem tanta força muscular e estimula a diminuição do ritmo cardíaco. Posturas sentadas, torções leves e posturas deitadas podem ser praticadas diariamente. Confira algumas posturas para trabalhar a hipertensão:

Eka pada pavana muktasana (postura da liberação do ar interno)
Deite-se no chão e abrace a canela direita mantendo a perna esquerda esticada. Esta postura relaxa a região do quadril e parte baixa da coluna, diminuindo a ansiedade e o estresse mental regulando a pressão arterial.

Janu Sirsasana
Sente-se com as pernas esticadas, segure na parte interna do joelho e puxe a perna lateralmente. Segure com as duas mãos no pé e desça o tronco sobre a perna esticada. Esta postura melhora o funcionamento dos rins ajudando no processo de filtragem do sangue e diminuindo a atividade na parte frontal do cérebro regulando a atividade dos órgãos internos e circulação sanguínea.

Parivrtta upavistha konasana (postura do angulo sentado)
Sente-se separando pés e pernas esticados, pressione o alto das duas coxas em direção ao chão, leve o cotovelo direito no chão e segure a face interna do pé direito. Em seguida, estique a outra mão para o céu. Respire lentamente e gradativamente cedendo a lateral do corpo sobre a perna. Depois repita a postura para o outro lado. Esta postura ajuda a regular circulação sanguínea, rejuvenesce os órgãos internos e descomprimindo os nervos.

Supta Garudasana (postura da águia deitada)
Deitado com a coluna toda no chão entrelace a perna direita por cima da esquerda e o pé por trás da canela. Depois abrace as duas pernas e respire nas virilhas, relaxando as articulações dos joelhos e tornozelos. Depois execute a postura para o outro lado. Esta postura ajuda na circulação sanguínea e energética plena das pernas, equilibrando todo o corpo e aquietando a mente.

*Atenção: se você é iniciante procure um profissional. Não é recomendável praticar atividades físicas sem supervisão profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Globo/Globo OnLine - 14 de fevereiro de 2009

Intensivo de Iyengar Yoga focando lombar, quadril e ísquios

Intensivo Iyengar Yoga em Novembro - último do ano!